Churrasco bom é churrasco na mesa, ainda mais se tiver aquela salada de maionese bem caseira pra acompanhar. A tradição gaúcha manda que as carnes sejam espetadas para ir ao fogo. Porém, a grelha mantém a carne mais suculenta por não ser espetada ao meio.
Certos tipos de carnes e de cortes podem ser mais bem aproveitados se assados na grelha ou no espeto. E agora? Qual usar? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?
Churrasco no espeto
A costela é um grande exemplo que fica muito mais saborosa feita no espeto. Deixá-la no fogo por um longo período, principalmente com a parte do osso para baixo, vai entregar uma das melhores sensações que você pode sentir no seu paladar.
Os espetos são duráveis, fáceis de limpar e não deixam resíduos de metal na carne. Escolha o tamanho adequado para sua churrasqueira e, se possível, compre de aço inoxidável, por ter qualidade superior, não serem rugosos e ainda mais fáceis na hora de fazer a limpeza.
Churrasco na grelha
Picanha e maminha são carnes que ficam muito mais deliciosas feitas na grelha. Diferentemente do espeto, que fura o corte e permite que o suco escorra, a grelha retém esse sabor da carne. Só não esqueça de usar um pegador tipo pinça para virar a carne no fogo, nada de garfo para não perfurar o naco.
As grelhas são mais difíceis de lavar e é preciso um maior cuidado para não deixar nenhum restinho de carne ou gordura entre os buraquinhos.
A nossa recomendação é a seguinte: seja qual for sua escolha, entre espeto ou grelha, a dica é sempre chamar os amigos para a diversão ser garantida. E quando falamos de amigos, estamos falando de nós mesmos aqui, viu? Cadê o convite?😂😂😂
Não deixe queimar o pãozinho de alho e bora churrasquear à vontade!