Dicas

5 dicas para o seu churrasco perfeito

20/09/2023
visualizações
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Desde os lindos e vastos campos verdes do interior do Rio Grande do Sul até os prédios mais altos da capital gaúcha, há uma tradição que invade séculos e vai muito além de uma simples refeição: o churrasco. E como fazer o assado perfeito? Cada churrasqueiro tem a sua dica. Reunimos as melhores nesse post para contar para vocês.

O bom e velho churrasco é praticamente um evento, um ritual, uma celebração de sabores e cultura que merece ser vivenciado com alegria, ainda mais no 20 de Setembro, data que nos enche de orgulho.

Para ajudá-lo a se destacar como o churrasqueiro da família, aqui vão cinco dicas para o seu churrasco sair como manda a tradição.

A Escolha das Carnes

Primeiramente, a escolha das carnes é crucial. No sul do Brasil, temos a sorte de ter à nossa disposição cortes suculentos e saborosos, como a costela, picanha, vazio e maminha. Para os gaúchos, o açougue é como uma espécie de igreja, um lugar especial onde os olhos clínicos procuram aquela carne com proporção certa, sem esquecer da gordurinha. Selecione cortes frescos e procure seu açougue de confiança. sem esquecer de pedir as dicas especiais do açougueiro.

Fazendo o Fogo

A arte de fazer o fogo é uma das maiores habilidades do churrasqueiro gaúcho. Comece com um bom carvão, de qualidade, para proporcionar constância e calor desejado à carne. Para um acendimento eficiente, utilize papel de jornal embebido em óleo de cozinha, que garante uma chama rápida e segura. Crie diferentes zonas de calor na churrasqueira, distribuindo as brasas de maneira uniforme. Isso permitirá que você controle o cozimento e garanta que a carne fique suculenta por dentro e com aquela casquinha crocante por fora.

O Toque Mágico dos Espetos

Para um churrasco de respeito, não basta apenas jogar a carne na grelha ou espetar de qualquer jeito. Um tipo clássico é a costela, a rainha do churrasco, que merece toda atenção especial. Tempere-a generosamente com sal grosso (pimenta-do-reino, se quiser, cai bem), espete-a na churrasqueira com o lado dos ossos virado para baixo e a pele para cima. Cozinhe-a lentamente em fogo brando, virando a parte mais carnuda para baixo no final, para dar aquela tostadinha.

Chimarrão e Bergamota: Combinação Perfeita

Enquanto a churrasqueira trabalha, não se esqueça do lado líquido da tradição. Nada como um bom e fiel chimarrão, na roda proseando com os mais chegados, sorvendo uma bergamota enquanto o sol vai esquentando. O pré-churrasco também conta!

Pão com alho

Seja aquele da marca que você gosta ou o feito em casa com aquela receita especial, o pão com alho não pode faltar. Quer uma dica? Use pães baguete, manteiga, alho picado, sal, pimenta-do-reino e salsinha. Misture a manteiga com o alho, tempere com sal e pimenta e acrescente a salsinha picada. Corte os pães ao meio, espalhe a mistura generosamente e leve à churrasqueira para dourar. O resultado é um acompanhamento crocante por fora, macio por dentro e repleto de sabor.

Neste 20 de Setembro, celebre a tradição e a cultura do Rio Grande do Sul com um churrasco que será lembrado por anos com a sua família. E, se você está procurando um lugar para construir suas próprias tradições, conheça os empreendimentos Bolognesi, onde você pode ter seu próprio espaço para fazer churrascos memoráveis. Viva ao nosso Rio Grande!