Dicas

Adotamos um gato. E agora?

25/03/2021
visualizações
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Primeiramente, parabéns pela adoção! Neste post vamos abordar alguns assuntos que podem te ajudar na transição.

Os gatos são particularmente sensíveis a novos ambientes e alguns podem se esconder debaixo da cama ou em um armário por dias ou até semanas. Tudo bem, não se desespere.

São seres territoriais, e entrar em uma nova casa os deixa muito desconfortáveis. Há todo esse espaço inexplorado, e quem sabe o que pode estar escondido lá. Providencie uma pequena área para chamar de sua nos primeiros dias ou semanas. Você vai querer passar um tempo com seu gato, então certifique-se de que haja um lugar confortável para você sentar também.

Monte uma estação de alimentação com tigelas de comida e água. Localize-a longe da caixa de areia.

Se ele foi para a sua casa em uma caixa transportadora, essa pode ser uma boa escolha como casinha nos primeiros dias, onde ele vai se sentir seguro. Se preferir, você pode comprar uma cama de gato coberta em uma loja de suprimentos para animais de estimação. Em qualquer dos casos, certifique-se de que o espaço é grande o suficiente para o gato se levantar e se virar.

As garras de um gato precisam ser desgastadas, e eles fazem isso arranhando coisas. Como você prefere que não sejam suas cadeiras e sofá, forneça ao seu gato um local socialmente aceitável para se roçar.

Olhe para sua casa com uma visão de gato curioso, por seu potencial de escalada e exploração. Procure dutos acessíveis e cubra-os. Um gatinho pode deslizar facilmente para dentro de um deles. Você não vai querer bombeiros na casa, martelando o chão de concreto para extrair seu gato.

Para brincar, sente-se no chão e deixe-o vir até você. Não a force. O gato precisa te conhecer em seu próprio tempo. Se ele não se aproximar, deixe-o sozinho e tente novamente mais tarde.

Seu gato recém-adotado pode não comer muito ou nada no início. É importante dar a mesma comida que ele comeu no abrigo nos primeiros dias, fazendo a transição para a nova ração devagar. Manter algumas coisas familiares vai faze ele se sentir mais seguro.

Certifique-se de trocar a água com frequência e certifique-se de que ele esteja bebendo. Se o seu gato não come há alguns dias, ligue para o seu veterinário para pedir conselhos.

Boa sorte!