Dicas

As áreas que sempre esquecemos de limpar

12/07/2021
visualizações
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não importa o quão cuidadosos somos com o lar, geralmente há áreas que sempre esquecemos de limpar. Vamos revisar isso juntos?

Varões de cortina

Como eles estão no teto, é difícil de lembrar. Parece que quanto mais longe algo está do nosso olhar, mais despercebido ele passa. A luz do sol e a poeira que vem da rua quando abrimos as janelas tornam os varões mais sujos do que pensamos.

Para limpá-los, você precisará de uma escada ou de um banquinho e um aspirador de pó.

O ar condicionado

Poeira e gordura também se acumulam no ar condicionado. O mais fácil é incluí-lo na rotina de limpeza; basta um aspirador de pó e um pano úmido para mantê-lo impecável.

Debaixo dos móveis

As áreas que normalmente não limpamos são aquelas de difícil acesso, como o piso sob os móveis maiores e mais pesados.

O problema é que acaba acumulando uma grande quantidade de poeira, sujeira e até objetos que deixamos cair e esquecemos. Claro, devemos ter cuidado ao mover os móveis para evitar arranhar o chão. O melhor é dedicar um tempo a eles na rotina de limpeza mensal para que não passem despercebidos.

As prateleiras e seus objetos

Especialmente para os amantes da leitura, este é um dos lugares que dá mais preguiça de limpar. Estantes cheias de livros tendem a acumular muita poeira e ácaros, então de vez em quando você tem que tirar todos eles e espanar um por um. Depois, é hora de limpar as prateleiras e colocá-los de volta no lugar.

Tomadas e interruptores em toda a casa

Milhões de bactérias se acumulam em tomadas e interruptores. Estudos como o do Dr. Chuck Gerba, professor de microbiologia da Universidade do Arizona, mostram isso.

Para manter a segurança, desconecte a corrente elétrica antes de começar.

Cabos

Os cabos costumam ficar tão escondidos e inacessíveis que são um ninho de poeira e ácaros, algo que pode ser prejudicial para quem sofre de alergias. Com a ajuda do aspirador, podemos deixá-los como novos. Se estiverem muito sujos, use um pano úmido com água e sabão, sempre tendo o cuidado de desconectá-los com antecedência.

Cesto de lixo

É impossível que a lata de lixo não fique suja. Por isso, é uma das áreas que mais precisa de atenção em termos de limpeza. Devemos desinfetá-lo pelo menos uma vez por semana para evitar odores ruins e o acúmulo de germes e bactérias.

As lâmpadas

As lâmpadas de mesa ou de chão são mais controladas, mas as de teto costumam ser esquecidas. Acontece como as hastes das cortinas: por serem tão altas, às vezes esquecemos de acessá-las.

No entanto, a quantidade de poeira que acumulam é surpreendente.