Faça você mesmo

Casa na árvore: dúvidas para construir a sua?

07/11/2022
visualizações
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quem tem um pátio em casa com árvores já deve ter pensado olhando para elas: e se eu construísse aquele sonho antigo de uma casa na árvore para os pequenos? É possível? É seguro? Do que preciso para fazer uma?

Ainda na infância estabelecemos alguns desejos que parecem ser impossíveis. A casa na árvore certamente já fez parte do seu imaginário, um lugar em que a diversão e os bons momentos são garantidos. E agora que você tem no quintal de casa uma belíssima e forte árvore, por que não fazer uma?

Pois bem, tome nota e entenda os principais fatores e condições para você construir e ter a sua casa na árvore. São eles:

Segurança
Antes de começar a construir a casa na árvore, você precisa sempre pensar na segurança. Um dos maiores perigos desse tipo de construção está nas quedas. Portanto, não construa nada muito alto, faça um parapeito e escadas seguras, além de ‘amortecer’ a queda colocando algum material natural macio, como serragem por exemplo.

 

Escolha da árvore
Procure saber mais sobre a espécie da árvore que você pensa colocar a casa. Coqueiros, palmeiras e jerivás não devem ser utilizados por serem árvores esponjosas e não garantirem boa sustentação. Outras espécies com madeira fraca, como por exemplo os pinheiros, devem ser evitadas. Opte por uma árvore com poucos galhos e que tenha uma forquilha baixa, forte e acessível para as escadas.

 

Sustentação
Ao contrário do que muita gente pensa, a sustentação da casa não precisa ficar totalmente no caule ou galhos da árvore. Você pode colocar pilares de sustentação para que a casinha tenha mais segurança e conforto.

 

Existem diversos livros e tutoriais na internet para ajudar você a construir sua casa na árvore, além de empresas privadas que entregam tudo pronto. Lembre-se de cuidar destes principais pontos que listamos acima e até mesmo outros, como dialogar com os vizinhos sobre o projeto, observar criticamente para prevenir possíveis acidentes e ter conhecimento sobre a qualidade do material instalado na construção.

Afinal, a diversão só é garantida quando se tem segurança! Dito isso, mãos à obra?