Mudar para uma nova casa requer planejamento e preparação, e isso não vale só para nós humanos. Cachorros também precisam de uma adaptação quando se mudam. Vai receber um novo integrante na família? Confira as nossas dicas.
É muito importante ajudar o cão a fazer a transição!
1 – Dê ao seu cão tempo para se familiarizar
Certifique-se de criar um cantinho para descanso e relaxamento, para que ele possa “fugir” de tantos novos estímulos. Isso vai ajudar a evitar que fique estressado.
2 – Crie uma associação positiva
Quando o cachorro investigar móveis sem roer ou fazer xixi, dê muitos mimos e elogios. Brinque com o seu cão perto dos itens e até mesmo prepare-se para muitas brincadeiras. Por exemplo, já tenha em casa uma caixa onde você vai colocar petiscos e deixar ele farejar.
3 – Adapte a sua rotina antes dele chegar
Já planeje as pausas para levar seu cão para passear ou fazer caminhadas e oferecer muitas oportunidades de enriquecimento mental e físico. Separe brinquedos e assista vídeos de treinamento, isso vai te ajudar a se sentir mais seguro.
4 – Pense previamente no xixi e cocô
Esse ponto é bem relevante para evitar dor de cabeça. Defina antes se o cãozinho usará tapete higiênico, terá um canto no pátio ou fará as necessidades só em passeios na rua. E já estabeleça essa rotina desde o primeiro dia.
5 – Retire itens que podem quebrar de lugares baixos
Filhotes, ou até mesmo cachorros adultos, são estabanados em locais novos, que não conhecem ainda. Evite que sua decoração se quebre já retirando temporariamente do lugar.
6 – Investigue se suas plantas são tóxicas
Muitos cães vão parar no veterinário na primeira semana em uma casa nova, pois ingerem folhas de plantas tóxicas, que os tutores não sabiam que fariam mal. Verifique na internet se as suas plantas são seguras e só deixe ao alcance aquelas que são.