Se você está se perguntando como cuidar da bancada da sua cozinha, preparamos alguns conselhos gerais e específicos. Seguindo nossos conselhos, ela ficará nova por mais tempo!
Evite picar alimentos na bancada
Algumas pessoas não são fãs de tábuas de cortar e ficam tentadas a cortar os alimentos diretamente no balcão – o que não é recomendado. Mesmo que o material da sua bancada seja resistente a arranhões, repetir essa atividade indefinidamente pode desgastar o revestimento, causando sua deterioração.
Evite o contato direto com utensílios quentes
Outra prática comum é colocar panelas e utensílios quentes diretamente sobre a bancada. Invista em protetores/apoios térmicos.
Cuidado com os produtos de limpeza!
A limpeza deve ser feita diariamente. O importante é identificar quais produtos não causam abrasão. Por exemplo, esfregões abrasivos (como os metálicos) podem criar arranhões e impedir o brilho.
Os desengordurantes, que são os que mais utilizamos, têm as respectivas instruções de utilização escritas no rótulo.
Desinfetantes com água sanitária ou cloro podem danificar a bancada da cozinha em médio e longo prazo. Use-os apenas quando realmente precisar deles e não diariamente.
Certifique-se de que não haja umidade
A cozinha é, por si só, um espaço úmido. Por esse motivo, não é aconselhável deixar poças de água na bancada, pois isso pode estimular o crescimento de bactérias.
Polimento? Evite
Quando a bancada da cozinha se desgasta, algumas pessoas acreditam que o polimento vai consertar. Essa não é uma boa ideia! Pelo contrário, o polimento pode remover o revestimento especial que protege a superfície da infiltração de líquidos.
Seguindo essas dicas de cuidado é mais fácil de manter a bancada e a pia limpa, livre de bactérias e germes.