Dicas

Como cuidar da bancada da cozinha

17/08/2021
visualizações
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Se você está se perguntando como cuidar da bancada da sua cozinha, preparamos alguns conselhos gerais e específicos. Seguindo nossos conselhos, ela ficará nova por mais tempo!

Evite picar alimentos na bancada

Algumas pessoas não são fãs de tábuas de cortar e ficam tentadas a cortar os alimentos diretamente no balcão – o que não é recomendado. Mesmo que o material da sua bancada seja resistente a arranhões, repetir essa atividade indefinidamente pode desgastar o revestimento, causando sua deterioração.

Evite o contato direto com utensílios quentes

Outra prática comum é colocar panelas e utensílios quentes diretamente sobre a bancada. Invista em protetores/apoios térmicos.

Cuidado com os produtos de limpeza!

A limpeza deve ser feita diariamente. O importante é identificar quais produtos não causam abrasão. Por exemplo, esfregões abrasivos (como os metálicos) podem criar arranhões e impedir o brilho.

Os desengordurantes, que são os que mais utilizamos, têm as respectivas instruções de utilização escritas no rótulo.

Desinfetantes com água sanitária ou cloro podem danificar a bancada da cozinha em médio e longo prazo. Use-os apenas quando realmente precisar deles e não diariamente.

Certifique-se de que não haja umidade

A cozinha é, por si só, um espaço úmido. Por esse motivo, não é aconselhável deixar poças de água na bancada, pois isso pode estimular o crescimento de bactérias.

Polimento? Evite

Quando a bancada da cozinha se desgasta, algumas pessoas acreditam que o polimento vai consertar. Essa não é uma boa ideia! Pelo contrário, o polimento pode remover o revestimento especial que protege a superfície da infiltração de líquidos.

Seguindo essas dicas de cuidado é mais fácil de manter a bancada e a pia limpa, livre de bactérias e germes.