Dicas

Decore com intenção: deixe sua casa ajudar a diminuir o estresse – Pt. 1

14/04/2021
visualizações
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Com a luz diminuindo no início da noite, conforme o outono avança, é natural desejar mais tempo de inatividade. Depois do dia de trabalho, é um alívio finalmente descansar.

Como está a sua rotina à noite, em casa? Nos dois posts desta semana vamos discutir como não deixar que a tela do celular domine as suas horas de descanso, que devem servir para reabastecer a sua energia. Alguns hábitos ruins, sem que a gente perceba, tiram nossa chance de recarregar totalmente. Confira a primeira parte das dicas:

1. Cuide de plantas verdes e flores frescas


As plantas vivas adicionam oxigênio fresco ao ar e removem as toxinas, o que é especialmente importante para nossas casas no outono e no inverno, quando abrimos as janelas com menos frequência. Mas, além do efeito purificador do ar das plantas, o ato de cuidar de plantas vivas ou decorar com flores de corte é uma maneira maravilhosa de se livrar do estresse.

2. Faça algo que o recarregue antes de ligar a TV


Se você está tendo problemas para reduzir o hábito de assistir TV, tente o seguinte: diga a si mesmo que você é livre para assistir a tanta TV quanto quiser, mas primeiro você deve fazer algo desconectado. Faça uma lista de pequenas atividades para as quais você parece nunca encontrar tempo e escolha uma delas para tentar todas as noites.

3. Cative os seus sentidos


Crie um refúgio para os seus sentidos com um tapete fofo e tecidos atraentes, uma bela música, livros de arte e fotografia favoritos e uma deliciosa fragrância para o ambiente. Feche seu laptop, desligue a TV e permita-se o simples prazer de deliciar seus sentidos.

4. Abaixe as luzes antes de dormir

A luz artificial pode alterar nossos ritmos naturais de sono, especialmente nesta época do ano. Tente sair ao sol um pouco a cada dia e desligue gradualmente as luzes por uma hora ou mais antes de dormir para um sono mais profundo.

5. Estabeleça limites entre o trabalho e a casa


Um fato da vida moderna para muitos de nós é que simplesmente não podemos deixar o trabalho no trabalho. Mas mesmo que você precise fazer algum trabalho em casa, estabelecer limites ajudará muito a preservar seu espaço pessoal. Definir um horário limite funciona bem para muitas pessoas (por exemplo, não trabalhar depois das 21h).

6. Configure uma área de descompressão perto da porta


Faça questão de colocar de ter perto da porta um espaço para colocar tudo que você quer “deixar pra trás” ao entrar em casa – casaco, bolsa, sapatos e assim por diante. Mudar para chinelos confortáveis e deixar seu trabalho para trás ajudará a sinalizar uma mudança de preocupações externas para o conforto de casa.

7. Encha sua geladeira e despensa com comida de verdade


Quando nossas agendas estão sobrecarregadas, parece mais fácil confiar em delivery, mas ter ingredientes saudáveis para refeições e lanches à mão costuma ser mais rápido e barato do que pedir em um restaurante. Se você está realmente sem tempo, talvez tente trocar algumas refeições de delivery por lanches saudáveis e comida pronta de alta qualidade, congelada e fácil de aquecer.