Dicas

Manutenção do ar-condicionado: quais cuidados devo tomar?

11/01/2023
visualizações
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A sensação de chegar em casa nesse calorão e ligar o ar-condicionado para refrescar é quase que indescritível. Para muitos, um item indispensável para sobreviver no verão, deixando por horas o aparelho ligado. Mas será que está tudo de acordo e preparado para esse tempo todo de funcionamento?

Tanto para o desempenho correto do equipamento, quanto para questões sanitárias que refletem com a sua saúde, alguns cuidados devem ser tomados nesta época em que o ar-condicionado é usado mais frequentemente. A falta de manutenção pode colocar você e sua família em risco, provocando doenças alérgicas, respiratórias ou de pele, além do gasto de consumo de luz desnecessário, por algum entupimento das vias.

Difícil abrir mão do conforto e bem-estar que esse geladinho do ar proporciona. Para isso não acontecer, você precisa tomar alguns cuidados com o seu ar-condicionado. São eles:

➡️ Limpeza do filtro
O acúmulo de poeira no equipamento é o principal responsável pela obstrução dos canais em que o ar circula, além de acontecer a concentração de bactérias, vírus e fungos no local. Recomenda-se que os filtros sejam limpos a cada 15 dias com o auxílio de uma escova, detergente neutro e pano úmido ou água corrente. Se precisar, chame ajuda profissional para o serviço ficar completo.

➡️ Instalação e manutenção preventiva
Procure ajuda de profissionais capacitados para a instalação e manutenção do seu ar-condicionado. Um especialista habilitado é capaz de identificar potenciais riscos de falha no aparelho, fazendo testes e conferindo peças soltas, desgaste nos cabos ou demais empecilhos que possam prejudicar a performance ideal do equipamento.

➡️ Evite portas e janelas abertas
Um dos principais erros do uso do ar-condicionado. Deixando as portas e janelas abertas, você compromete a vida útil do seu aparelho. Agindo assim, acarreta muito mais esforço para o mesmo trabalhar, gerando um desgaste desnecessário na peça e um maior consumo energético, refletindo na conta de luz.

Outras informações importantes é que você deve ler atentamente o manual de instruções do equipamento, seguindo à risca todas as recomendações. Controle a temperatura mantendo entre 20ºC até 23ºC e evite o uso constante. Quando usado exageradamente, pode causar alguns danos à saúde, como dor de garganta e congestão nasal, além de poder agravar outros problemas como asma, rinite alérgica e demais doenças respiratórias.

Tudo pronto para deixar o quarto geladinho e assistir um filme agora? Segue a lista e solta o play!