Sentir o prazer de saborear um alimento fresquinho que você mesmo cultivou em casa não tem preço. Sem contar aquela sensação de envolvimento com o meio ambiente, regando suas próprias plantas e cuidando delas com carinho. Cultivar uma horta em casa pode ser uma atividade divertida e educativa para toda a família, além de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar. Você já pensou em ter seus próprios temperos e chás?
Essa é uma das grandes vantagens de fazer sua horta: poder cultivar temperos frescos e naturais, que proporcionam um sabor tão único e especial às suas receitas. Manjericão, alecrim, salsa, cebolinha e tomilho são fáceis de plantar e podem ser usados em diversos pratos do seu cardápio. Além disso, o chá de ervas frescas é um excelente remédio caseiro para diversos problemas de saúde, como problemas digestivos, dores de cabeça e insônia. Quem já provou um chá feito com ervas fresquinhas da horta sabe a diferença que dá no sabor e nos efeitos da bebida no nosso corpo.
É por isso que esse cultivo tem se tornado cada vez mais popular no país. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Paisagismo (ABP), cerca de 30% das pessoas que têm espaço em casa já cultivam sua horta. Mas para ter sua hortinha nem é preciso tanto espaço assim, basta um cantinho ensolarado e disposição para cuidar das plantas.
Ter uma horta em casa vai te proporcionar uma alimentação mais saudável, trazendo benefícios para a saúde mental também, como alívio do estresse e melhora da autoestima.
Vai fazer você se conectar com a natureza, cuidar dos alimentos que você e sua família ingerem, além de ser uma atividade renovadora e prazerosa, que pode ser compartilhada com todos. Vamos começar? Sacos de areia, algumas sementes e mãos na terra!